Aprenda como retirar o dinheiro sem precisar sair de casa.
O FGTS, ou Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, foi criado para assegurar ao trabalhador formal, demitido, sem justa causa, uma reserva financeira. Ademais, funcionários com carteira assinada, assalariados, podem garantir essa conta vinculada ao seu contrato de trabalho regido pela CLT. Atualmente, é possível com o download do app do FGTS realizar várias operações.
A cada mês, os empregadores fazem um depósito na Caixa Econômica Federal de cerca de 8% do salário do funcionário. Dessa maneira, o patrimônio é gerado. Este fundo não é descontado do salário do trabalhador.
A conta fica vinculada ao nome do trabalhador. A saber, o dinheiro depositado pertence ao empregado e ele pode sacá-lo de diversas maneiras:
- Aposentadoria do INSS.
- Aquisição de casa própria.
- Demissão sem justa causa.
- Falecimento do gestor da empresa e fechamento da mesma.
- Ter idade superior a 70 anos.
É possível realizar o saque do FGTS através de uma agência da Caixa. Ao propósito, é preciso ter em mãos documentos como RG, Carteira de Trabalho, Número de inscrição do PIS/Pasep, entre outros. No portal do banco é possível fazer uma consulta com a lista de situações onde o saque é permitido.
Saque aniversário do FGTS
O saque aniversário permite ao trabalhador fazer a retirada de uma parcela do fundo total do FGTS no mês de seu aniversário. Com efeito, pode-se utilizar esse serviço anualmente. É uma alternativa ao saque de rescisão do contrato de trabalho.
Pode-se retirar os valores relacionados ao fundo até o último dia do mês seguinte ao seu aniversário. Como resultado, o trabalhador que escolher o Saque Aniversário, abrirá mão de receber o que tem direito em caso de demissão por justa causa.
De acordo com a Caixa Econômica, cerca de 17,8 milhões de pessoas já adotaram o saque aniversário. Essa modalidade é voluntária e pode ser feita online, através de um aplicativo do banco, do portal do mesmo, ou em uma agência.
Outras modalidades de saques do fundo não são afetadas, como por exemplo, a compra de imóveis, aposentadorias e no caso de doenças graves. O saque aniversário pode ser feito todo ano, enquanto que o saque rescisório só pode ser realizado na rescisão do contrato do trabalhador.
Se o trabalhador tiver optado pelo saque-aniversário e depois desistir, é possível retornar ao saque rescisão. No entanto, deve-se observar que o empregado ficará dois anos sem poder fazer uma retirada em seu fundo. Mesmo em caso de demissão. Todavia, para realizar essa operação deve-se fazer o download do App FGTS.
Como realizar o saque aniversário através do App FGTS
O saque deve ser realizado no primeiro dia útil do aniversário do trabalhador. Da mesma forma, o dinheiro ficará disponível em sua conta até o último dia do mês seguinte ao seu aniversário. No caso de o empregado não sacar o dinheiro, este volta para o seu fundo.
Atualmente, é possível realizar o saque através do aplicativo de FGTS. Em princípio, pode-se programar a transferência de dinheiro para qualquer conta, sem custo algum. O trabalhador que tiver o cartão de cidadão também pode sacar os valores em lotéricas, no caixa eletrônico, sendo necessário apresentar um documento de identificação.
Para fazer o cálculo e saber quanto de dinheiro poderá retirar, é preciso verificar o saldo de seu fundo. Aliás, no caso de ter até R$500 na conta, o trabalhador poderá sacar até 50% desse valor. Esta porcentagem vai diminuindo, na medida que o saldo do fundo cresce. Há também um valor fixo adicional. Ele é incorporado ao fundo e que também pode ser retirado.
Para você ter direito ao saque aniversário, é preciso que você mude a sua modalidade de saque de rescisão. Por certo, deve-se ir ao app FGTS entrar com seus dados pessoais e realizar a troca. São passos simples e intuitivos. Com efeito, o aplicativo é muito fácil de usar.
Caso queira realizar o saque a partir de aplicativos, deve-se acessar as lojas e instalar o aplicativo FGTS. É preciso fazer o login com seu CPF e senha do site da Caixa. Depois é necessário conferir os seus dados e informações pessoais. Em seguida, selecione as opções corretas e toque em continuar. Feito isso, é só fazer o saque.
Empréstimo Saque Aniversário
Quem deseja antecipar o benefício do FGTS pode realizar o empréstimo via aplicativo. Ademais, é possível receber até três anos do saque aniversário. O valor mínimo é de R$2 mil. O FGTS é a garantia para a contratação do crédito.
A taxa de juros do empréstimo é de 0,99% ao mês. A saber, quem quiser receber o benefício deve ser maior de 18 anos, possuir conta corrente ou poupança. Pessoas negativadas também podem realizar o pedido.
Vantagens e desvantagens do saque aniversário
Uma das vantagens da utilização do saque aniversário é o dinheiro extra que entra em sua conta. Além disso, uma parcela fixa adicional é incorporada ao valor recebido. Em terceiro lugar, a possibilidade de utilizar o dinheiro para realizar investimentos.
As desvantagens do saque aniversário são: não ter como sacar todo o saldo do FGTS. Além disso, há a perda da possibilidade de poder receber o saldo completo em caso de demissão por justa causa, redução do valor disponível para realizar um financiamento da casa própria, o lucro do FGTS que sofre uma redução.
Considerações sobre o App FGTS e o saque aniversário
O saque aniversário é uma opção para aqueles trabalhadores que possuem alguma dívida e necessitam de crédito para pagá-las. Também é utilizado para se efetuar diversas compras, auxiliando a comprar um carro, por exemplo.
É muito simples fazer a transição do saque tradicional para o de aniversário. É um dinheiro que estará disponível para o trabalhador todo ano. Dessa maneira, com a digitalização dos diferentes processos bancários, ficou mais fácil fazer a retirada do dinheiro, basta ter uma conexão com a internet e baixar o aplicativo do FGTS.
São várias as vantagens e desvantagens de se fazer o saque aniversário. Em síntese, é preciso ter em mente a razão pela qual você irá fazer a retirada do dinheiro. Deve-se pensar também a longo prazo para ter certeza que você estará fazendo a coisa certa.
O FGTS é um fundo que, se bem utilizado, pode ajudar o trabalhador em diversas questões. É preciso que se faça uma escolha baseada na realidade do empregado. Às vezes é melhor deixar o dinheiro do FGTS reservado para a compra de um imóvel ou no caso da perda do emprego, no qual ele será muito útil. É preciso observar as vantagens e desvantagens em cada situação e escolher o melhor tip de saque para você.
Para fazer o download do app FGTS clique aqui.