Saiba o que fazer para formalizar seu negócio
Cerca de 50% das empresas brasileiras são microempreendedores individuais (MEI). Para se formalizar é necessário fazer um cadastro gratuito pela internet no site do Governo federal, preencher um formulário e pronto, em poucos minutos, já está formalizado. De fato, é muito fácil abrir uma MEI online.
São passos simples que podem garantir o sucesso de seu negócio. Ademais, o MEI é um meio de formalizar pessoas jurídicas que possuem um faturamento anual inferior a R$81 mil. Para se oficializar é necessário que sua atividade esteja enquadrada nas ocupações que podem atuar como MEI.
Segundo o Ministério da Economia,em 2020, cerca de 2,6 milhões de empreendedores abriram uma MEI. É um número expressivo que cresceu 8,4% em relação a 2019. Isso mostra que o trabalhador autônomo buscou se formalizar e assim, garantir os seus direitos e deveres.
Documentos para se abrir uma MEI online
São necessários alguns documentos para se abrir uma MEI. O empreendedor individual deve ter em mãos seu RG, título de eleitor, declaração de imposto de renda, informações para contato e endereço residencial. Além disso, deverá informar o tipo de atividade econômica, a forma de atuação, local onde o trabalho é realizado, o capital social e o nome da empresa.
Com todos estes dados, é preciso entrar no site do Governo Federal preencher todo o formulário com as informações que você possui. Todavia, o processo é rápido, ágil e prático. Em pouco tempo você recebe seu comprovante de MEI.
Após a sua inscrição, você já poderá ter todos os benefícios que um negócio formalizado pode ter. Assim sendo, você deverá pagar mensalmente o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que é o imposto mensal que inclui a contribuição do INSS. É um valor fixo menor que de outras formas de formalização.
Quem pode ser um MEI
Para ser um MEI o empreendedor deve ter um faturamento anual de no máximo R$81 mil reais, não pode ser sócio administrador ou titular de outras empresas, deve ter apenas um empregado e deve pagar o DAS todo mês. Além disso, as atividades exercidas devem ser enquadradas na lista do Governo Federal.
Portanto, tenha em mente que para abrir um MEI é preciso se enquadrar nestas especificações. No caso de positivo, vá em frente e faça o cadastro. Ter um MEI te permite realizar mais negócios e mostrar aos seus clientes que você é um empreendedor sério.
Vantagens de se ter um MEI
Certamente podemos citar várias vantagens de se ter um MEI, destacamos a seguir:
- A princípio, o MEI tem acesso a benefícios da previdência como, aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade e pensão por morte.
- Cnpj, dispensa de alvará e licença para as suas atividades.
- Possibilidade de vender para o governo.
- Acesso a serviços e produtos bancários, como crédito.
- Baixo custo de tributos.
- Emissão de nota fiscal.
- Facilidade de abrir uma conta bancária.
Passo a passo para abrir sua MEI online
- Primeiramente, consulte se a atividade que você deseja exercer está relacionada às ocupações permitidas. São cerca de 450 atividades no CNAE. É possível optar por uma atividade principal e 15 secundárias.
- Acesse o portal do Governo Federal.
- Crie uma conta com suas informações pessoais com login e senha.
- Na página de inscrição coloque seu CPF e senha para ser redirecionado.
- Insira no formulário as suas informações como atividade do negócio, endereço, nome fantasia, entre outros.
- Confira as informações e confirme a sua inscrição.
- Salve o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual. (CCMEI).
Após este procedimento, seu MEI já estará aberto e as inscrições no CNPJ, na Junta Comercial e no INSS serão realizadas automaticamente. Agora, é preciso ficar atento ao pagamento da DAS no dia 20 de cada mês. Dessa maneira, o pagamento poderá ser feito por meio do débito automático, online ou por meio da emissão do DAS.
Você agora terá os direitos e deveres de uma pessoa jurídica. Assim sendo, poderá emitir nota fiscal, ter uma maior facilidade na abertura de uma conta de banco e pedir empréstimos, caso seja necessário. Sua atividade estará formalizada.
Além do site do Governo Federal, também é possível abrir um MEI no Portal do Empreendedor. Entre no site e preencha os formulários. Desse modo, o serviço também é gratuito e seguro. Em poucos minutos seu negócio estará formalizado.
Quem não pode ser MEI?
Se você for pensionista ou servidor público em atividade, estrangeiro com visto provisório, titular, sócio ou administrador de alguma empresa, não pode ser um MEI. É preciso também ficar atento se sua atividade se enquadra na de microempreendedor individual.
Profissionais como advogados, médicos, dentistas, engenheiros, desenvolvedores de softwares, entre outros, também não podem ser MEI, estes tipos de atividades não estão na lista do Governo Federal. Por isso, fique atento, se este for seu caso, é preciso abrir uma microempresa (ME).
MEI online – Conclusão
A informalidade vem crescendo cada vez mais em nosso país. São pessoas que perderam seus empregos em meio a várias crises econômicas. Visto que a saída delas foi se transformar em um trabalhador autônomo. O grande problema é que a maioria destas pessoas trabalhavam na informalidade.
Com a possibilidade de ser um microempreendedor individual, o trabalhador passou a ser formalizado, tendo seus direitos e deveres garantidos perante a lei. Desta maneira, é possível desenvolver melhor os negócios. Em suma, são várias as vantagens de ser MEI.
Por certo, quando o trabalhador autônomo se transforma em MEI, ele obtém várias facilidades, como a obtenção de crédito facilitada e a possibilidade de gerar nota fiscal. Ser MEI é o primeiro passo para ter uma atividade respeitada, dentro dos trâmites legais.
O MEI é gratuito, mas deve-se ter em mente que é preciso pagar o DAS mensalmente. Além disso, saiba que se você quiser cancelar o MEI deverá pagar um valor. Portanto, fique atento, só abra o MEI se realmente tiver a necessidade. Há casos de pessoas que não conseguem pagar o DAS e nem o cancelamento da inscrição e tem problemas com isso.
Ademais, se você procura ter um CNPJ, ser pessoa jurídica, o MEI é um fácil acesso a estes direitos e permite que seu negócio seja formalizado, trazendo facilidades para o dia a dia de seu negócio. Em conclusão, abra um MEI e desenvolva seus negócios.
.