Startups unicórnio: como se destacaram no mercado global

Conheça as maiores empresas emergentes em ascenção

Startups unicórnio são empresas emergentes que se iniciaram no mercado inovando, com um modelo de negócios baseado em repetições e escalabilidade que conseguiram atingir valores acima de um bilhão de dólares. Em princípio, elas trabalham em um universo incerto e possuem uma “aura” romântica como a de jovens adolescentes iniciando no mundo de negócios em sua garagem.

Em relação às repetições, as startups  conseguem entregar o mesmo produto em grande escala, com poucas customizações, sem adaptabilidade. Da mesma forma, em relação a escalabilidade, elas apresentam um crescimento sem mudar seu modelo de negócios. Os custos do empreendimento continuam baixos, mesmo com a empresa se desenvolvendo.

Unicórnio são startups que se consolidaram no mercado e passaram a ser avaliadas em mais de um bilhão de dólares. Ademais, essa expressão surgiu em 2013 quando a investidora anjo Aileen Lee utilizou o termo pela primeira vez em seu artigo “Bem vindo ao clube dos unicórnios, aprendendo com startups de um bilhão de dólares”.

Startups Unicórnio
Startups Unicórnio

História dos unicórnios

Essa expressão foi criada para caracterizar estas empresas bilionárias. O unicórnio é um ser místico difícil de ser encontrado, assim como estas startups. No ano em que o termo foi criado, havia apenas  39 unicórnios espalhados pelo mundo.

Em 2022, as empresas se consolidaram no mercado. De acordo com estatísticas, as startups com mais de um bilhão de dólares somaram mais de mil. É um número bastante expressivo pois demonstra como esse tipo de empresa tem valor.

Quem nomeia e avalia estas startups de unicórnios são normalmente fundos de investimentos que aportam grandes somas de dinheiro nas empresas, apostando no desenvolvimento das mesmas. Dessa forma, são investidores que acreditam no sucesso deste modelo de negócios.

Os primeiros unicórnios do mundo foram mapeados por Lee em 2013. Aliás, nomes e marcas importantes do mercado mundial como o Instagram, o Waze, o Tumblr, o Youtube, Airbnb, Uber, entre outros, foram categorizados como unicórnios.

É importante observar que, cerca de 70% das empresas, são ligadas à tecnologia. O Instagram, por exemplo, foi comprado pelo Facebook por um bilhão de dólares após um ano e meio do começo de suas atividades.

Unicórnios no mundo

Os Estados Unidos concentram a maior parte de startups do globo. Em suma, empresas de alta tecnologia, encontradas no Vale do Silício, se tornaram destaque nos anos 90. São centenas de empresas unicórnio no país, muitas delas atuando internacionalmente. Essa região americana se consolidou como uma grande força tecnológica.

Cerca de 51% dos unicórnios no mundo estão nos Estados Unidos. A China aparece em segundo lugar, com 18,1% de participação no mercado e o Reino Unido em terceiro, com cerca de 4% das startups bilionárias.

As startups de maior sucesso, consideradas decacórnio, possuem suas sedes nos EUA e na China. Dessa forma, elas tem uma avaliação de mais de dez bilhões de dólares. No Brasil a empresa Nubank é também um tipo especial de startup.

Estima-se que os unicórnios espalhados pelo globo valem um total de 3,3 trilhões de dólares. Estas empresas apresentam um crescimento notável, mesmo em um mundo de poucos investimentos e crises financeiras. De fato, estima-se que em 2022 uma startup por dia se torna unicórnio em todo o planeta.

Em 2021 o Brasil ganhou 10 unicórnios. São empresas que se desenvolveram em um cenário de incerteza, principalmente em tempos de crise sanitária como a pandemia, que acabou por atrapalhar as atividades econômicas do país.

Startups brasileiras 

99 Taxi

A empresa de transportes foi classificada como unicórnio em 2019. Assim sendo, a chinesa Didi Chuxing rival da Uber, comprou a empresa em janeiro de 2018, pelo valor de um bilhão de dólares. Foi a primeira startup unicórnio brasileira a receber essa avaliação. 

Nubank  

A startup Nubank se transformou em startup unicórnio em 2018. Com efeito, foi a segunda empresa brasileira a ter essa avaliação ao declarar seu valor de um bilhão de dólares. Em 2022 a empresa recebeu uma avaliação de mais de 37,4 bilhões de dólares.

PagSeguro

Esta empresa, teoricamente, não é uma startup. Porém, recebeu o título de unicórnio por alguns veículos midiáticos. Aliás, esta confusão se deve ao fato dela não ser uma organização independente. Se a considerarmos como unicórnio, ela foi a terceira startup a atingir a marca de um bilhão de dólares no país

Arco Educação

Esta é uma startup brasileira especializada em educação, voltada para o ensino privado. Da mesma forma, ela é a dona da plataforma SAS. Começou as suas atividades em 2006. Ela atende cerca de 800 escolas e 210 mil alunos. 

Stone

A Stone virou unicórnio em 2018.O carioca André Street fundou a startup em 2012. Por certo, ela teve um crescimento acelerado pelo sucesso de suas maquininhas de cartão de crédito. Ela abriu seu capital na bolsa de valores de Nova York no mesmo ano que recebeu a avaliação.

iFood/Movile

O iFood pertence à holding Movile. Ela recebeu em 2018 um investimento de 500 milhões de dólares dos fundos Naspers e Innova Capital. Dessa maneira, ela foi classificada como uma startup unicórnio. A Movile também investiu em outras startups como Sympla e Playkids.

Loggi

Esta startup de entregas foi transformada em unicórnio em 2019. Seja como for, ela alcançou a marca de um bilhão de dólares graças aos investimentos da SoftBank, um grupo japonês. O francês radicado no Brasil, Fabien Mendez decidiu criar a empresa ao ver a estátua do cristo redentor decolando na revista Economic, resolveu realizar investimentos no solo tupiniquim.

Quinto Andar

Fundada em 2013, a princípio, a startup ajuda no relacionamento entre proprietários de imóveis e inquilinos. Seus serviços se tornaram vantajosos por acabar com a necessidade de fiador, seguro-fiança e caução. ela se tornou unicórnio ao receber 250 milhões de dólares de investimentos pelo SoftBank e o grupo americano Dragoneer.

Loft

A Loft é uma startup fundada em 2018 que utiliza da alta tecnologia para comprar, revender e reformar apartamentos. Dessa maneira, começou seu trabalho em São Paulo e hoje atende a diversas regiões do país e na América Latina.

Conclusão

As startups unicórnios se tornaram empresas modelo que vem se desenvolvendo cada vez mais com seu modo peculiar de fazer negócios. Em suma, com a maioria das empresas apostando em alta tecnologia, elas trouxeram ao mercado inovações e novos modos de se desenvolver, apostando em soluções modernas e desafiadoras.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *