Conheça os apps campeões de 2021
2021 foi um ano e tanto para as empresas de apps para celulares. De acordo com o site Burga, cerca de 143,6 bilhões de aplicativos foram baixados no mundo todo. A princípio, o Google Play foi o campeão de downloads com 113,3 bilhões, seguido pela App Store com 32,3 bilhões.
No entanto, a App Store obteve um lucro maior. No ano passado, ela obteve um ganho de US$85,1 bilhões. Sua rival, o Google Play, rendeu US$47,9 bilhões. Realmente são números impressionantes que revelam o quanto este mercado digital vem crescendo.
De acordo com uma outra pesquisa, realizada pela empresa de análise e desenvolvimento de software EmizenTech, os aplicativos mais baixados no mundo em 2021 foram os relacionados a redes sociais.
Vejamos primeiramente os cinco aplicativos mais baixados no mundo pelo Android em 2021:
- WhatsApp (mais de 5 bilhões de downloads)
- Facebook Messenger (mais de 5 bilhões de downloads)
- TikTok (mais de 1 bilhão de downloads)
- Instagram (mais de 1 bilhão de downloads)
- Snapchat (mais de 1 bilhão de downloads)
Em seguida, vejamos a lista do iOs feita pela EmizenTech que é um pouco diferente. Ela não divulgou os números de downloads dos aplicativos:
- Tik Tok
- You Tube
- Snapchat
Desse modo, em uma outra pesquisa, desta vez realizada pela empresa Apptopia, os dados globais relacionados aos downloads de aplicativos, apontam os cinco apps de maior sucesso em 2021:
- TikTok: 656 milhões
- Instagram: 545 milhões
- Facebook: 416 milhões
- WhatsApp: 395 milhões
- Telegram: 329 milhões
Aplicativos mais baixados no mundo de 2021
À primeira vista, os números das pesquisas se diferem. No entanto, o aplicativo TikTok é sem dúvida o campeão de 2021. Ele é um aplicativo de mídia feito para a criação e compartilhamento de vídeos curtos. Da mesma forma, o Tik Tok também foi o site mais acessado no mundo, superando o Google.
Do mesmo modo, o Instagram, rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, vem em segundo lugar, com seus 545 milhões de downloads. De acordo com o líder responsável pelo aplicativo, Adam Mosseri, em 2022, a empresa deve passar a focar mais nas suas ferramentas de vídeos.
Logo, o Facebook, maior rede social do planeta, também pretende realizar algumas mudanças. Primeiramente, o Facebook Adds, sistema de anúncios da plataforma, irá retirar algumas funções de segmentação. Deixarão de incluir tópicos sobre saúde, raça, etnia, orientação sexual e crenças políticas.
Assim também, o WhatsApp pretende permitir uma conexão múltipla de dispositivos. Destacam-se a criação de comunidades, o recebimento e o envio de criptomoedas, a transcrição de áudios para deficientes auditivos e a utilização de emojis para reagir às mensagens dos usuários.
Ademais, o Telegram, que também é um aplicativo de troca de mensagens, vem crescendo exponencialmente há vários anos. Ele é uma incógnita para 2022. O TSE está de olho na empresa, que não tem escritório no Brasil, e pode servir de plataforma para a divulgação de fake news sobre as eleições deste ano.
Brasil é o país que mais consome aplicativos no mundo
De acordo com uma pesquisa realizada pela App Annie, os brasileiros passam em média cerca de 5.4 horas diárias em sites como o Instagram, Facebook, Tik Tok, entre outros. Este número teve um grande aumento possivelmente por conta da pandemia.
Enfim, o celular é o principal aparelho utilizado para a navegação na web. Os aplicativos preferidos pelos brasileiros são o WhatsApp, Instagram, Facebook, Tik Tok e You Tube. Alguns apps que tem apresentado um grande avanço e conquistado um grande público, são o Telegram, Picpay, e a Shopee.
Além disso, no mundo, em 2021, foram baixados cerca de 140 bilhões de aplicativos. O Brasil é o terceiro país que mais faz download de apps com cerca de 8% do mercado global. Os líderes são a Índia, com 20% e os Estados Unidos com 9%.
Confira os melhores apps para se ter nos smartphones em 2022
Crescimento da utilização de aplicativos mais baixados em 2021 em relação a 2020
Houve um crescimento no número de downloads em 2021 se comparado com 2020. Do mesmo modo, ano passado foram realizados cerca de 143,6 bilhões de apps baixados. Em 2020, esse número foi de 142,9 bilhões.
Há um aumento no uso de aplicativos por empresas que utilizam os smartphones para a realização de negócios. Ao passo que usuários também têm procurado por apps que podem ser úteis no distanciamento social, causados pela epidemia de covid.
Os apps mais baixados no mundo são os de redes sociais, seguidos de serviços de streaming e de jogos mobile. Neste sentido, há ainda um grande aumento na procura por serviços de vendas online, que tem apresentado um grande crescimento.
Aplicativos de delivery também tiveram um alto desenvolvimento com a pandemia. Ademais, os apps deste setor foram muito utilizados pelos brasileiros e os que merecem destaque são o iFood, Rappi e o Ubereats.
Tendências para 2022 dos aplicativos mais baixados
Alguns aplicativos devem aparecer entre os campeões de download em 2022. Da mesma forma, os apps de criptomoedas e finanças, de turismo e transporte, bem estar e saúde, metaversos, jogos em redes sociais e plataformas para criadores de mídia devem aumentar a sua participação no mercado.
Os aplicativos financeiros vêm crescendo exponencialmente de 2020 para cá. Já os de turismo apresentaram um crescimento em 2021, mas permanecem uma incógnita para este ano. Com o aparecimento de novas variantes de covid, algumas pessoas estão indecisas se irão viajar em 2022..
Os apps relacionados à saúde e bem estar, além do fitness, são uma tendência. Aliás, com a utilização de assinatura, este formato tem crescido bastante. No setor de jogos, a pandemia fez com que muitos usuários consumissem este tipo de produto, e neste ano, não será diferente.
Por fim, as plataformas de criação de conteúdo e redes sociais, são as campeãs de download nos sites de aplicativos. A tendência é que este ano elas continuem a ser baixadas. O Tik Tok, campeão do ano passado, deve continuar a sua escalada para o sucesso.
O mundo está cada vez mais digital. Desta maneira, as pessoas estão utilizando o smartphone para realizar uma série de atividades. A tendência é que estes aparelhos passem a participar cada vez mais da vida das pessoas. Os aplicativos disponíveis no mercado estão auxiliando os usuários em um período de crise sanitária, que atinge todo o mundo. Portanto, veremos quais aplicativos serão os mais baixados neste ano.